Semob investe em tecnologia e humanização para proporcionar um trânsito mais seguro na Capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) executou, em 2019, uma série de projetos para a melhoria da mobilidade em toda a Capital. Foram diversos planos de circulação colocados em prática por toda a cidade, além de investimento em inovações tecnológicas que facilitassem a vida das pessoas. Além disso, o ano foi marcado pela inclusão dos portadores do espectro autista entre os usuários de vagas especiais de estacionamento.

“Os projetos objetivaram reduzir engarrafamentos e trazer maior fluidez e segurança para a população em seu deslocamento diário, aumentando a qualidade de vida na Capital”, explicou o superintendente Adalberto Araújo.  “Além disso, procuramos ter um olhar mais humanizado, colocando em prática ações que vão fazer a diferença no dia a dia de quem precisa dos nossos serviços”, complementou.

Uma das intervenções aconteceu na orla do Bessa, que passou por alterações com a implantação de binários em quatro ruas transversais à Avenida Argemiro de Figueiredo. São elas a Dr. Abel Beltrão, Olívio Pinto, Tenente Mário de Souza Correia e Marino de Oliveira Luna. Essas vias passaram a funcionar com sentido único de circulação. São rotas muito utilizadas para obter acesso às praias do bairro e que passaram a contar com mais segurança e agilidade.

No bairro Tambiá, a Praça Caldas Brandão passou por reorganização em seu entorno. As alterações tiveram o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na região e o acesso ao Hospital Santa Isabel. A principal mudança ocorreu na circulação da Rua Deputado Barreto Sobrinho, antes funcionando nos dois sentidos, agora recebe veículos apenas no sentido Centro no trecho imediatamente em frente ao Hospital.

No Jardim Oceania, o trecho final da Av. João Maurício e parte da Rua Antônio Batista Araújo tiveram seus sentidos de circulação alterados. Com a mudança, a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa retirou o semáforo localizado no cruzamento da Antônio Batista com a Av. Argemiro de Figueiredo, melhorando o fluxo da via.

A autarquia também trouxe melhoras no trânsito da via principal do Cuiá. Foi implantada uma faixa preferencial para ciclistas. Com isso, condutores de veículos motorizados ganharam duas faixas de circulação. As mudanças estão trazendo mais fluidez e segurança para o trânsito na região, facilitando o acesso das pessoas às suas casas e ao trabalho.

Mobilidade para as pessoas – A Orla de Manaíra também passou por mudanças. A Semob-JP transferiu o estacionamento da Avenida João Mauricio para as ruas transversais à orla. Para isso, as vias foram transformadas em binários, funcionando em sentido único. Já a João Maurício ganhou ciclofaixa bidirecional e teve sua faixa de rolamento alargada.

Outra intervenção que traz mais espaço para pedestres em um ponto importante da cidade é o Largo de Tambaú, na Avenida Epitácio Pessoa. A primeira etapa da obra, entre o Busto de Tamandaré e a Avenida Antônio Lira, já está sendo utilizada por moradores e turistas. O projeto tem como objetivo ampliar áreas de convivência e permanência, possibilitando mais espaços para pedestres e ciclistas.

Tecnologia e facilidade – A Semob-JP também lançou o aplicativo Monitora Jampa. A ferramenta disponível na App Store para Android e IOS permite o acesso da população às imagens das câmeras de monitoramento do órgão em tempo real pelo celular, facilitando a vida da população. Com esta ferramenta as pessoas acessam as câmeras em qualquer lugar e definir o melhor trajeto para chegar ao seu destino, evitando trechos com trânsito lento ou mais intenso.

Em julho, a Semob-JP modernizou o acesso da população a duas de suas principais demandas de atendimento, o de recurso de multas e a identificação do condutor infrator, que já podem ser realizados por meio do Portal de Serviços do Órgão. O objetivo foi facilitar a vida do cidadão e modernizar os sistemas internos.

Outra novidade é que a autarquia passou a receber o pagamento de multas de forma parcelada. Com isso, o pagamento pôde ser dividido em até 12 vezes. Ao parcelar as infrações, o condutor fica liberado de pendências como a do licenciamento do veículo. Os parcelamentos podem ser feito na sede da Semob-JP ou na Casa da Cidadania, no Manaíra Shopping.

Vagas para autistas – A Semob-JP também beneficiou os portadores de autismo, que passaram a ter direito às vagas de estacionamento destinadas às pessoas com necessidades especiais, com a regulamentação da Portaria 30/19, editada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

A medida facilitou a locomoção dessas pessoas, possibilitando um melhor acesso aos seus destinos, seja para um tratamento médico ou em momento de lazer. As credenciais para portadores de necessidades especiais já eram garantidas a qualquer pessoa com deficiência física ou neurológica que acarretasse uma dificuldade de locomoção.

 

Tags

Assessoria

Com mais de 43 anos prestados à radiofonia paraibana, o radialista Cardivando de Oliveira iniciou a carreira em plena ditadura militar. Apresentador do programa BOM DIA PARAÍBA, na rádio Sanhauá, Cardivando é dono de uma audiência invejável.Cardivando Cavalcante de Oliveira, pessoense, radialista com mais de 50 anos prestados ao radialismo paraibano, iniciou a carreira no ano de 1964, em plena ditadura militar, no bairro da Torre, como locutor da Difusora Luso-brasileira, pertencente ao radialista Manoel Alexandre.Âncora do programa BOM DIA PARAÍBA, apresentado pela rádio Sanhauá, na freqüência AM 1.280, Cardivando foi o comunicador pioneiro, a colocar o ouvinte no ar através do telefone. No seu programa, são abordados diversos temas sempre com a participação do ouvinte. Dono de um estilo singular de fazer rádio, Cardivando de Oliveira é o criador do bordão: "Tu cai daí", ora utilizado por ele, sempre que um ouvinte comete um deslize, ou exagera num determinado comentário.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios