Assessores parlamentares recebem orientações sobre como elaborar emendas ao Orçamento de 2020

O treinamento foi ministrado pelo consultor de Planejamento e Finanças da CMJP, Willemberg Harley

Assessores de vários gabinetes de vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) receberam, na tarde desta quarta-feira (6), orientações sobre como elaborar emendas de remanejamento, propositivas e impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2020. A peça orçamentária tramita na Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO).

O treinamento, promovido pela Escola do Legislativo da CMJP, ocorreu no auditório Fernando Paulo Carrilho Milanez, no anexo da Casa. As orientações foram repassadas pelo servidor e consultor de Planejamento e Finanças do Legislativo Pessoense, Willemberg Harley. Na oportunidade, ele fez uma explanação aos assessores sobre como elaborar emendas, levando em consideração o caráter técnico e legal do documento.

De acordo com o consultor, os assessores encontram mais dificuldades na classificação da natureza das despesas. “Uma despesa pode ser corrente de capital, ou pode assumir uma modalidade de aplicação, quando acontece dentro da própria esfera do Município”, explicou o consultor, acrescentando que muitas dúvidas nesse sentido foram esclarecidas durante o treinamento.

Willemberg Harley também destacou outro tema importante exposto durante as orientações: a transferência a instituições privadas sem fins lucrativos. Ele lembrou aos assessores presentes que a audiência pública, na qual os secretários municipais vão apresentar as previsões orçamentárias de cada órgão da administração direta e indireta para o próximo ano, já está agendada para o dia 12 deste mês, no plenário da CMJP.

O consultor de Planejamento e Finanças lembrou, ainda, que as emendas deverão ser entregues até o dia 22 de novembro, no gabinete do vereador Carlão (DC), relator da peça orçamentária.

Tags

Assessoria

Com mais de 43 anos prestados à radiofonia paraibana, o radialista Cardivando de Oliveira iniciou a carreira em plena ditadura militar. Apresentador do programa BOM DIA PARAÍBA, na rádio Sanhauá, Cardivando é dono de uma audiência invejável.Cardivando Cavalcante de Oliveira, pessoense, radialista com mais de 50 anos prestados ao radialismo paraibano, iniciou a carreira no ano de 1964, em plena ditadura militar, no bairro da Torre, como locutor da Difusora Luso-brasileira, pertencente ao radialista Manoel Alexandre.Âncora do programa BOM DIA PARAÍBA, apresentado pela rádio Sanhauá, na freqüência AM 1.280, Cardivando foi o comunicador pioneiro, a colocar o ouvinte no ar através do telefone. No seu programa, são abordados diversos temas sempre com a participação do ouvinte. Dono de um estilo singular de fazer rádio, Cardivando de Oliveira é o criador do bordão: "Tu cai daí", ora utilizado por ele, sempre que um ouvinte comete um deslize, ou exagera num determinado comentário.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios