Dia Nacional do Design é comemorado com palestras no 2º Salão no Hotel Globo

Para comemorar o Dia Nacional do Design, nesta terça-feira (5), o 2o Salão de Design da Paraíba, aberto na semana passada no Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa, ofertará gratuitamente cinco palestras com profissionais do design que estão trabalhando com a Economia Criativa, a exemplo de Regina Amorim do Sebrae Paraíba, a partir das 16h. Em seguida, o coordenador do programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, Eduardo Barroso, estará palestrando sobre as cinco décadas do design de interiores no Brasil.

A partir das 16h45, o professor Kleber Barros, falará sobre o “Design na Paraíba – passado e futuro”. Logo mais, às 17h15, o Dj Fael Lemos, estará discotecando para o público enquanto o sol se põe no Rio Sanhauá, estuário do Rio Paraíba. O evento se encerra com a palestra de Joaquim Redig de Campos que falará sobre “Aloisio Magalhães, o patrono do design no Brasil”. “Lembrando que todas as palestras são gratuitas”, acrescentou professor Kleber Barros, que também é um dos organizadores do Salão.

No local o público poderá visitar o Salão de Design e votar no projeto em duas modalidades profissional e estudante, separados em quatro categorias produto, gráfico, moda e interiores. O público poderá visitar e votar até o dia 8 de novembro nos 42 projetos.

O representante do Coletivo de Design Ponto19, professor Kléber Barros, comentou que para votar o público percorre todo o salão, contempla os projetos e no final recebe uma ficha para votar no projeto que mais gostou e deposita na urna na saída. Segundo o professor só poderá votar apenas uma vez. Monitores estarão ajudando e explicando como funciona.

Premiação – No dia 8 de novembro, às 19h, no Hotel Globo acontecerá a cerimônia de premiação dos projetos que o público elegeu. Haverá entrega de troféu para os primeiros colocados e menção honrosa para os segundos colocados. Serão premiados ao todo, 16 produtos, sendo o 1º e 2º lugares de cada categoria do Design (Produto, Moda, Gráfico e Interiores) dentro de cada modalidade (Estudante e Profissional).

Salão de Design – Também tem a proposta de dar visibilidade aos estudantes que estão iniciando suas carreiras. O Salão de Design é realizado pelo Ponto 19 Coletivo Design Paraíba e conta com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco e projeto AnimaCentro. Além da prefeitura, o Salão recebe o apoio do Sebrae Paraíba, da Federação das Indústrias (Fiep) e empresas parceiras.

A primeira edição do Salão aconteceu no ano passado dentro da Feira Internacional de Economia Criativa, na Estação das Artes. “Ano passado foram 82 inscritos, este ano foram 94. Dos 94 deste ano, 42 foram selecionados para a mostra e votação popular”, contou professor Kleber Barros.

A Comissão Julgadora da primeira etapa do 2º Salão foi composta por 8 designers convidados pelo Ponto19 Coletivo Design. Todos os produtos selecionados para comporem a Mostra, receberão certificado de participação.

Cidades Criativas – O 2º Salão de Design é um evento que integra a Rede Cidade Criativa Unesco. João Pessoa entrou na Rede Cidade Criativa em outubro de 2017, como primeira capital brasileira reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular. O design entrou como mais um elemento que instiga a capacitação e melhoria dos objetos de artesanato. A entrada de João Pessoa na Rede vem promovendo o compartilhamento de experiências com outras cidades participantes. São 180 cidades de 72 países das quais oito são brasileiras: Belém, Florianópolis e Paraty na área da gastronomia; Brasília e Curitiba no design, Salvador na Música, Santos no cinema e João Pessoa no artesanato.

SERVIÇO:

DIA NACIONAL DO DESIGN – 2º Salão de Design da Paraíba

Palestrantes:

Regina Amorim – O design inserido na Economia Criativa da Paraíba – 16hEduardo Barroso Neto – As últimas cinco décadas de design no Brasil – 16h15Kleber Barros – Design na Paraíba, presente e futuro – 16h45DJ FAEL LEMOS – Pôr do Sol Musical – 17h15JOAQUIM REDIG DE CAMPOS – “Aloisio Magalhães, o patrono do design no Brasil” – 17h45

Local: Hotel Globo – Centro Histórico

Período: 31 de outubro a 8 de novembro

Entrada gratuita

Mais informações: https://bit.ly/35XzFKi.

Tags

Assessoria

Com mais de 43 anos prestados à radiofonia paraibana, o radialista Cardivando de Oliveira iniciou a carreira em plena ditadura militar. Apresentador do programa BOM DIA PARAÍBA, na rádio Sanhauá, Cardivando é dono de uma audiência invejável.Cardivando Cavalcante de Oliveira, pessoense, radialista com mais de 50 anos prestados ao radialismo paraibano, iniciou a carreira no ano de 1964, em plena ditadura militar, no bairro da Torre, como locutor da Difusora Luso-brasileira, pertencente ao radialista Manoel Alexandre.Âncora do programa BOM DIA PARAÍBA, apresentado pela rádio Sanhauá, na freqüência AM 1.280, Cardivando foi o comunicador pioneiro, a colocar o ouvinte no ar através do telefone. No seu programa, são abordados diversos temas sempre com a participação do ouvinte. Dono de um estilo singular de fazer rádio, Cardivando de Oliveira é o criador do bordão: "Tu cai daí", ora utilizado por ele, sempre que um ouvinte comete um deslize, ou exagera num determinado comentário.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios